Consumo consciente
Definição de Consumo:
Consumo é a atividade que consiste na utilização de bens e ou serviços pelos indivíduos, pelas empresas ou pelo governo, e que implica na posse e destruição material (no caso dos bens) ou imaterial (no caso d os serviços).
CONSUMO CONSCIENTE é um movimento social que se baseia no aumento da consciência sobre as decisões das compras no meio ambiente e a saúde e vida em geral dos consumidores. Ele também está preocupado com os efeitos da mídia e das propagandas sobre os consumidores.
Akatu e o consumo consciente
O Instituto Akatu é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, criado em 15 de março (Dia Mundial do Consumidor) de 2001, com a missão de conscientizar e mobilizar o consumidor para o seu papel na construção da sustentabilidade.
A palavra Akatu vem da união de duas palavras do tupi antigo: A, que significa “semente”, e também “mundo” e Katu, que significa “bom”, e também “melhor”. Então, Akatu quer dizer, ao mesmo tempo, “semente boa” e “mundo melhor”. A essência individual da semente associada ao coletivo do mundo permite traduzir a palavra Akatu como “semente boa para um mundo melhor” ou “indivíduo bom para um coletivo melhor”. Assim, engloba em uma única identidade o indivíduo e o próprio mundo. Esse conceito está na base das ações e dos princípios que o Instituto Akatu se propõe a disseminar. Isso porque entendemos que o consumo consciente tem início na percepção de cada indivíduo dos impactos que suas ações cotidianas (compra, utilização e descarte de produtos e serviços) têm sobre ele mesmo, sobre a sociedade, o meio ambiente e a economia.
O Akatu quer mostrar a possibilidade de transformar o coletivo por meio de comportamentos e atitudes individuais que expressem o conceito e a prática do consumo consciente. Nesse processo, busca-se transformar o “cidadão consumidor” (o cidadão cuja principal qualidade é ser consumidor) em “consumidor cidadão” (o consumidor cuja principal