Consumo consciente
Analise a seguinte situação hipotética:
A população pobre, nos arredores de uma cidade de grande porte, vive às margens de uma lagoa, onde os moradores praticam regularmente a pesca como forma de lazer e subsistência. De fato, os pescadores e suas famílias, duas a três vezes por semana, comem o pescado proveniente da lagoa. A imprensa local divulgou que é provável que as águas da lagoa estejam contaminadas por substâncias químicas. Mas como, até agora, os moradores não apresentaram quaisquer sintomas de doenças, continuam com a rotina de pesca.
Apresente duas situações que evidenciem de que modo a EDUCAÇÃO AMBIENTAL, direta ou indiretamente, poderá ajudar na solução do problema.
Solução 1:
Se houvesse uma educação basica de qualidade abrangendo uma mera gama de assuntos inclusive a formação socio-ambiental desses individuos, eles teriam uma compreenção dos indicadores e fatores da contaminação da lagoa, assim suspendendo o seu uso, e de matérias derivados dela, além de um certo conhecimento para procurar os orgãos competentes cobrando uma solução rapida e adequada.
Solução 2:
O oferecimento do conhecimento ambiental a população fara com que elas criem um olhar critico e consciente, gerando um comportamento de inquietação e de mudanças, gerando uma necessidade de ter uma participação decisiva, desenvolvendo competencias de mera serventia para construir uma sociedade que considere a questão ambiental como um todo, abragendo todos os seus aspectos.
Questão 02 (valor 4,0)
Consumo consciente faz bem para a natureza e para o bolso
O Projeto Nova Geladeira, desenvolvido pela Coelba, desde 2008, retira de circulação geladeiras em péssimo estado de conservação, evitando que o gás CFC-R12 seja lançado na atmosfera e ainda contribui com a economia de energia elétrica, principalmente de famílias de baixa renda.
FONTE: A TARDE, 22/10/11
a)O que se entende por consumo consciente? Como os princípios do Consumo Consciente estabelecem