Anisio Teixeira Ariquemes Paulo
O CIGARRO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
ARIQUEMES – 2012 ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIO QUINTANA
O CIGARRO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Trabalho elaborado pelo aluno, Paulo Eduardo L. Soares 9º ano “B”, para obtenção de nota na disciplina de Ciências, ministrada pela professora Neuza.
ARIQUEMES – 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 CIGARRO 5
1.1 DÁ CÁRIE AO CÂNCER 5
1.2 CHAPA PRETA 6
1.3 TRABALHO COM A NICOTINA 6
1.4 ESTÔMAGO EMBRULHADO 6
1.5 RISCO DE DERRAME 6
1.6 CIRCULAÇÃO COMPROMETIDA 7
1.7 INFARTO À VISTA 7
1.8 POR QUE AS PESSOAS COMEÇAM A FUMAR ? 8
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão. Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.
A revista The Economist comenta: “Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes o matam.” Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco, mas enormes prejuízos para os clientes.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, a vida dos fumantes americanos é reduzida, coletivamente, todo ano, em uns cinco milhões de anos, cerca de um minuto de vida a menos para cada minuto gasto fumando. “O fumo mata 420.000 americanos por ano”, diz a revista Newsweek. “Isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais”.
1 CIGARRO
O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias. "A fumaça do cigarro é absorvida por combustão, o que aumenta ainda mais os