Consumo cerveja premium
Em alta no Brasil, a categoria responde por 5% do volume total de cerveja comercializado no país. Em cifras, o segmento movimenta mais de 3 bilhões de reais.
No mundo, a fatia Premium do mercado cervejeiro representa 12% do total da indústria. O que significa que o Brasil pode mais que dobrar seu volume atual.
O boom das cervejas Premium no Brasil acompanha um movimento que também é observado em outros setores da indústria. O crescimento da classe C emergente, a explosão de consumo com 40 milhões de novos consumidores na última década e, principalmente, a abertura do brasileiro para o mundo, contribuíram para que se criasse uma legião de pessoas com gostos mais sofisticados.
Para se ter ideia do quanto os consumidores estão refinando seu paladar, o segmento de cerveja Premium em 2013 está crescendo 10% comparando com o mercado total de cerveja que decresce 7%. Para Nuno Teles, “isso comprova que o consumidor está mais exigente e disposto a gastar mais com produtos melhores. Tal mudança de comportamento impacta fortemente o mercado e abre inúmeras possibilidades para as cervejas Premium no Brasil”.
O desafio agora é satisfazer o desejo dos brasileiros por produtos cada vez mais sofisticados, especialmente nos grandes centros urbanos e capitais. Por isso, o foco do mercado de cerveja Premium está na inovação e na capacidade de fazer diferente, mais e melhor. A marca que não introduzir novos conceitos, novas experiência de consumo, variedade de embalagens, designer diferenciado e rigor nos processos de qualidade está com os dias contados.