Cervejaria Petropolis
1. Grupo Petrópolis
Em um dos mercados mais competitivos do país, o Grupo Petrópolis, antes conhecido como Cervejaria Petrópolis, é atualmente uma das maiores empresas do setor de bebidas no Brasil. Foi fundada em 1994 na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.
As atividades da empresa são divididas em três setores:
a) Cervejas | Marcas: Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra e Weltenburger, que é uma cerveja especial alemã, porém produzida e distribuída pelo Grupo Petrópolis no Brasil).
b) Bebidas não alcoólicas | Marcas: Energético TNT e o isotônico Ironage.
c) Vodkas | Marca: Blue Spirit e Nordka
2. Sobre o mercado brasileiro
Atualmente o Brasil ocupa a terceira posição global em consumo de cerveja, com venda de 140 milhões de hectolitros anuais, perdendo apenas para a China e Estados Unidos. Quanto ao consumo per capita, no entanto, o Brasil, com uma média de 47,6 litros/ano por habitante, está abaixo do total registrado por vários países como México (50 litros/ano) e Japão (56 litros/ano).
Por outro lado, a Universidade Paulista de Medicina (Unifesp) divulgou em 2013 pesquisa que mostra o crescimento de 20% do consumo frequente de álcool nos últimos anos, o que mostra uma perspectiva de consumo per capita. O mesmo estudo mostra o aumento do consumo entre as mulheres: em 2006, 29% delas consumiam a bebida frequentemente. Em 2012, o número subiu para 39%, um aumento de 34,5%. Ainda assim vale destacar que a pesquisa mostra que metade da população brasileira não é consumidora de bebidas alcoólicas.
Ainda sobre os cenário brasileiro, observa-se a presença dos fatores abaixo.
Fatores demográficos: disparidades regionais no consumo de cerveja, mudanças na pirâmide etária com crescimento da população adulta (média de 2% ao ano) e baixo consumo per capita de cerveja, apesar de estar em crescimento.
Fatores Econômicos: estabilidade de preço (estabilidade de câmbio e consequente baixa pressão nos