artigo científico
É um estudo resumido sobre um tema que trata de questões de natureza científica.
Pela sua dimensão e conteúdo representa o resultado de estudos realizados.
É publicado em revistas e periódicos especializados.
É trazido a público para relatar pesquisas feitas e para dar conhecimento dos resultados alcançados.
Deve conter abordagens atuais, novas e diferentes. Deve oferecer soluções para questões controversas.
Estrutura do artigo científico
É a mesma exigida para trabalhos científicos. Contém:
Título, subtítulo, autor(es);
Credenciais do(s) autor(es). Essas credenciais costumam vir em nota de rodapé. Deve-se indicar a origem de seu credenciamento acadêmico.
Exemplo:
José Paulo Negretto*. No rodapé vem a credencial: *Doutor em Educação - UFF
Resumo - vem logo após o nome do autor. Redigido de forma objetiva e concisa, deve incluir assunto, objetivos, metodologia, resultados e conclusões mais importantes. Sugere que esse texto não deve ultrapassar 300 palavras. Abaixo do resumo põem-se as palavras-chave.
Abstract - é o resumo em inglês (e keywords).
Introdução - deve se preocupar em apresentar o assunto, os objetivos, a metodologia, a justificativa e importância da pesquisa, relevância do tema, contribuições que poderá oferecer o trabalho e forma como está estruturado o texto.
Desenvolvimento - compreende o texto propriamente dito; apresenta-se como o corpo do artigo. Nele, o autor expõe, demonstra o estudo, apresenta a avaliação dos resultados e a comparação com outras obras. Pode ser subdividido em seções ou tópicos.
Fundamentação teórica – significa a fundamentação do assunto com ideias de vários autores, apresentando contribuições relevantes. Neste momento, o pesquisador busca, localiza e revisa a literatura onde obterá material bibliográfico que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa, tais como livros, artigos científicos, revistas, jornais, normas técnicas, legislação, etc.
Este levantamento é realizado junto às