consumidores
O Brasil vive um cenário de nova fase econômica, o que significa um novo padrão de compra e hábitos de consumo. Fica cada vez mais nítida a mudança de comportamento por parte dos consumidores: estão mais informados, conscientes e preocupados nos cuidados com a saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Nesse panorama, o consumo e a prática de esportes e atividades físicas vêem se tornando cada vez mais valorizados pelas pessoas. Em 2011, segundo o Ibope: “32% ou 21 milhões de brasileiros, de acordo com o Target Group Index*, declaram praticar esportes; são em sua maioria homens das classes AB entre 12 e 34 anos e a modalidade mais praticada é o futebol, seguido por caminhada, vôlei e ginástica.”
Ainda segundo pesquisa do Ibope, os esportes mais praticados por sexo, são respectivamente:
Eles – Futebol, Caminhada e Vôlei
Elas – Caminhada, Ginástica e Vôlei. A tabela acima mostra quais os esportes mais praticados pelos brasileiros.
*Target Group Index: solução voltada para análise e compreensão dos hábitos, atitudes dos consumidores e planejar mídia da população.
O fato de futebol ser o esporte mais praticado no Brasil, pode ser explicado com base em outra pesquisa, de acordo com o Ibope inteligência, que realizou uma outra em 2012 com o tema: “Quais são as grandes paixões dos Brasileiros?”. Foram ouvidas cerca de duas mil pessoas em todo o território nacional e foi evidenciado que o futebol se destaca como paixão da nação tanto entre os homens(82%), quanto entre as mulheres(72%). Atrás do futebol(77%) aparecem a cerveja(35%), o carnaval(30%), as mulheres(22%) e o churrasco(20%). As pessoas poderiam escolher quantas opções quisessem, desde que concordassem com as mesmas.
Saindo do contexto Brasil e focando no âmbito do plano de negócios, que visa criação de um complexo esportivo em Santa Catarina, mais especificamente em Florianópolis. Ainda baseado em dados secundários, torna-se necessário