Resenha Reflexões sobre concepções de família e empresas familiares
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E SUSTENTABILIDADE
Disciplina: Gestão e sucessão de empresas familiares – Cleverson M Neto
Acadêmico: Erick Renan Xavier de Oliveira
MACHADO, H. V. Reflexões sobre concepções de família e empresas familiares. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n.2, p. 317-323, 2005.
Sobre o autor:
Doutora em Engenharia de Produção (2002) pela UFSC. É professora desde 1982 na Universidade Estadual de Maringá UEM. Doutorado Sandwich pela HEC Montréal (2000-2001), Mestre em Educação (UNIMEP, 1989). A doutora participante d eventos científicos nacionais e internacionais na área de Administração.
Perspectiva teórica da obra:
A autora apresenta as mudanças que ocorreram nas empresas familiares ao mesmo tempo em que apresenta as mudanças na família contemporânea. Observou-se pelos relatos que houve uma mudança estrutural com uma menor freqüência do sistema patriarcalista, e, que, esta mudança mostrou-se ser positiva uma vez que este fato aproximava-os, onde viam suas relações sob a forma não subordinados dentro um sistema. A questão de gênero também foi posta pelo autor uma vez que a influência preferencial era entre homens.
Idéias centrais da obra:
O artigo demonstra a forma que as mudanças na estrutura e no conceito de família influenciam de forma positiva nas empresas familiares. Com essas mudanças as pessoas se sentiam em um sistema onde elas trabalhavam como um grupo e não mais em uma relação de subordinação.
O artigo também cita a família e a empresa familiar no contexto contemporâneo onde as mudanças descritas anteriormente também interferem nas empresas familiares. Uma dessas mudanças é o tamanho das famílias onde em muitos casos a empresa tem apenas um sucessor onde em algumas vezes ele não deseja continuar com o empreendimento e acaba vendendo a empresa isso se torna uma dificuldade para as empresas familiares.
Uma das dificuldades das empresas