Estereótipos, Preconceito e Tomada de Decisão
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 2013.2
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
PROF. DR. FELIPE WATARAI
CRISTIANE DANTAS TORRES DE OLIVIERA
Estereótipos, Preconceito e Tomada de Decisão
Uma empresa prestadora de serviço da área de construção civil localizada na cidade de São Paulo/SP tem como objeto principal da empresa executar serviços de revestimentos, colocação de pastilhas e pisos decorados. Seu quadro de funcionário é composto de 70% de gênero feminino, os outros 30% gênero masculino. O gênero feminino é responsável pela execução da colocação de pisos decorados e pastilhas em ambientes internos, enquanto o masculino coloca grandes pedras e pastilhas em ambientes externos.
A gerência de controle de qualidade observou após a finalização de algumas obras o melhor desempenho de cada gênero em serviços específicos. Em locais onde se exige maior atenção e criatividade o gênero feminino teve melhor desempenho, e em área externa o gênero masculino se saiu melhor.
Mas na execução do Ed. Mauá não havia mão de obra disponível do gênero feminino, sendo executada pelo gênero masculino a aplicação das pedras decoradas, mas ao final, o acabamento não saiu conforme contratado com o cliente. Sendo assim foi determinado mais 20 dias sem prorrogação, para refazer o serviço, porém a quantidade de pedras que serão recolocadas demanda um prazo de 25 dias, daí a necessidade de contratar em caráter de urgência alguns funcionários ou remanejar de outra obra, para entregar no tempo previsto e acordado. Neste caso podemos destacar inicialmente que a empresa identificou através de estereótipos, que gênero feminino é mais atenciosa, criativo, cuidadoso, limpo. Ainda sobre estereótipos, ela acredita que gênero feminino é mais eficaz para serviços detalhistas. Acredita-se que, no caso especifico desta obra, o gerente não fiscalizou devidamente a equipe, e atribuiu a fatores externos, característica da situação, a insatisfação do cliente, pois foi