Orientação vocacional
“A Escolha Profissional”
TEMA
“A Escolha Profissional”
JUSTIFICATIVA
A adolescência é uma fase em que há o desprendimento da infância e a entrada progressiva no mundo e no papel adulto. É nesta fase conturbada que os jovens precisam assumir uma postura diante da sociedade, tendo que optar por uma carreira profissional a ser seguida. Torna-se um desafio estar preparado para este momento de escolha.
Preparar o estudante para o vestibular, através do ensino médio e cursos complementares, não significa que se está oferecendo tudo o que ele necessita para ingressar em uma boa faculdade.
No início da adolescência, o jovem sente-se descompromissado com o seu projeto de vida, vivendo muitas vezes, apenas a ilusão, a fantasia e o sonho. Mas ao passo em que vai conquistando sua própria identidade e compreendendo suas próprias singularidades, tem a necessidade de definir-se, conhecer-se e de escolher sua profissão com base na sua realidade pessoal e sociocultural. Assim antes de chegar ao vestibular é necessário que o estudante tenha claro quais são seus reais interesses, habilidades e competências e amplie sua visão sobre as possibilidades oferecidas, conheça os cursos e seus campos de atuação e perceba quais são os caminhos que terão que ser percorridos para chegar a ser um profissional de sucesso.
O jovem se vê diante de uma multiplicidade de profissões, áreas de estudos, cursos, chegando a ficar muitas vezes confuso diante de tal complexidade. Inicialmente, ele se guiará a partir do referencial construído por si próprio com base na sua posição sociocultural e financeira. Na maioria dos casos, quando os jovens são chamados a refletir sobre as dificuldades e
possibilidades do mercado de trabalho e de escolher uma profissão, usam meios não muito seguros, recorrendo a crenças baseadas em estereótipos que sem dúvida os tranqüilizam e diminuem suas ansiedades, mas não são verdadeiras saídas.
Levando em