consumidor 3.0
Hoje o mercado consumidor é algo muito amplo e cheio de variedade, totalmente ao contrário de antigamente, pois o mercado era um espaço físico onde se era feita troca entre vendedores e compradores, onde não tinha muitas opções de variedade de produto.
O comércio começou na Idade Média, onde as mercadorias precisavam ser diferenciadas dos concorrentes que havia na época, cada comerciante acabava marcando suas mercadorias, onde se deu o nome de trademark (marca de comercio), com isso o produto começou a ter mais importância. Sampaio (1997).
Foi no processo da Revolução Industrial que o comércio começou a crescer mais, as marcas começaram a ter o nome das indústrias, com isso as Indústrias davam seus nomes e símbolos a seus produtos numa forma de diferenciá-los e assim obter o valor no mercado, Foi no século XX que acabou surgindo o Marketing, as indústrias e comércio já se encontravam estabelecidos.
Kotler descreve” Marketing como um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. (Philip Kotler 2000 p.30).
A partir desta época com a variedade de muitas marcas, os consumidores começaram a ter opção de escolha, variedades de produtos, com isso começaram a escolher o que de melhor poder possuir.
Hoje se nota que há muitas opções e variedades de produtos, oferecendo ao consumidor o poder de observar valores, qualidades e suas necessidades de consumir. Com o aumento da concorrência de mercado, as empresas tiveram que começar a entender o comportamento do consumidor com perguntas como, O que os levam a comprar? Qual o diferencial que os consumidores procuram?
Quais suas necessidades? Quais as épocas e motivos que os levam ao impulso das compras?
2. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 3.0
É o comportamento da procura, busca, e da compra, ou seja, a necessidade de satisfazer suas necessidades; no comportamento do