Como surgiu o Marketing 3
Antes do surgimento do Marketing 3.0, existiu o Marketing 1.0 e o 2.0.
O Marketing 1.0, surgiu entre os anos de 1950 a 1960, no auge da Revolução
Industrial, na qual, a intenção era centrada no produto. Os profissionais de Marketing só estavam interessados em vender seus produtos para os compradores em massa.
Durante esse período, Jerome McCarthy apresentou os 4P’s, na década de 1960, que explicavam as praticas que utilizavam na época: desenvolver um Produto, determinar o
Preço, realizar a Promoção e definir o Ponto de distribuição. Com o passar dos anos de
1970 aos anos 2000, as empresas mudaram o foco para a gestão do cliente através da tecnologia da informação e da diferenciação no desenvolvimento do produto.
Conceito do Marketing 3.0
Hoje, na era do Marketing 3.0, é voltada para os valores; as empresas estão em busca de tratar seus clientes com fidelidade, para que não se sintam meros consumidores, e sim, seres humanos plenos, com alma, mente e coração, identificando os desejos e necessidades dos consumidores. Conquistar seus consumidores pela mente já não é o suficiente, os profissionais do Marketing 3.0 devem atingir os corações de seus consumidores; essa transação se deve ao modelo do 3Is: identidade, integridade e imagem da marca, e sua diferenciação é o DNA da marca.
O estilo de vida do novo consumidor interfere com grande valor na era do Marketing
3.0.Vindo de um período de crise desde a Depressão da década de 1930, a preocupação era se os consumidores queriam economizar, caso aconteça outra crise.
Esse fato faz com que os profissionais de Marketing, tenham que se esforçar para conquistar a emoção do novo consumidor, pois, segundo Philip Kotler “os consumidores acreditam mais uns nos outros do que nas empresas”, tornando a conquista pelo produto ainda mais difícil.
Por isso, como forma de melhorar o futuro do Marketing, os profissionais criaram formas de envolver o consumidor junto a criação dos produtos e serviços. A primeira