DITADURA MILITAR E OS PRESOS POLITICOS
O que é uma ditadura?
Ditadura é um regime governamental onde todos os poderes do Estado estão concentrados em um indivíduo, um grupo ou um partido. O ditador não admite oposição a seus atos e ideias, possui poder e autoridade absoluta. É um regime antidemocrático onde não existe a participação da população. Nos regimes democráticos, o poder é dividido entre Legislativo, Executivo e o Judiciário, já na ditadura, não há essa divisão, ficam todos os poderes apenas em uma instância. A ditadura possui também vários aspectos de regimes de governo totalitários, ou seja, quando o Estado fica na mão apenas de uma pessoa. Geralmente, a ditadura é implantada através de um golpe de estado.
Como ocorreu a ditadura militar no Brasil?
A Ditadura Militar no Brasil aconteceu após o Golpe dado pelos militares, que derrubou o então presidente João Goulart, e colocou no poder Humberto de Alencar Castelo Branco, politico e o primeiro presidente da época da ditadura. Para os militares da época era necessário o golpe, mas para as pessoas contra um sistema ditador, não podia e muito menos era necessário tal ditadura. Ela beneficiava os poderosos que estavam ou queria o poder, sem que houvesse opiniões contrárias. A decisão do golpe se deu por medo dos militares da reforma agraria que já estava sendo pensada naquela época. O dia-a-dia das pessoas era vivido pela sombra da censura e do medo, já que os ditadores colocavam espiões para saber quem pensava o contrário até nas escolas e universidades, com isso muitos professores foram demitidos e muitos alunos, sobretudo de cursos superiores torturados, muitos morreram na Ditadura Militar do Brasil. A censura é uma das principais características daquela ditadura, onde ninguém podia falar o contrario, ou era preso, torturado, exilado ou morto.
O Golpe Militar aconteceu em 1964, que marca uma série de eventos ocorridos em 31 de março de 1964, e que culminou em um golpe de estado no dia 1 de abril, esse golpe pôs fim ao