Religião
Com apenas dezoito anos Nabucodonosor já comandava o principal exército do seu pai, todos eram submissos a ele e o admiraram.Naquela época o rei de Judá se aliou ao faraó o que foi uma grande traição para a Babilônia, desse modo eles bolaram um plano pra invadir Jerusalém, pois depois do massacre sobre o Egito seria mais fácil derrota-los. Assim foi feito, o grande e poderoso exército babilônico invadiu a capital de Jerusalém, deixando a população aterrorizada, causando rendição do rei Jeoaquim. Com isso eles partirampara a Babilônia levando consigo reféns, dez mil homens entre príncipes, artesãos, oficiais e escrivães, selecionando apenas os melhores, entre eles estavam Daniel e seus amigos, Hananias, Misael e Azarias jovens que serviam a Deus.
II Capítulo: Portal dos Deuses.
Ao chegar à Babilônia todos foram recebidos com grande alegria e festejo, o povo estava triste e em luto pela morte do seurei Nabopolasar, o pai de Nabucodonosor, entretanto feliz por saber que o seu sucessor era um grande líder que saberia cuidar do povo. O príncipe herdeiro foi coroado e desde já traçou novos planos,mas também decidiu continuar os do seu pai. Seu desejo era expandir a cidade e deixa-la ainda mais esplêndida para fazer jus ao nome pela qual era chamada: PORTAL DOS DEUSES. Enquanto isso os cativosforam arrastados e distribuídos em diferentes prisões, pequenos cubículos, mesmo cansados e desanimados, temendo a morte e achando que Deus tinha os abandonado, conseguiram forças através das palavras sábias q Daniel sempre proferia a eles.
III Capítulo: Conflitos
A cidade estava maravilhada e cheia de orgulho, o tamanho do exercito irradiava poder, todos comemoravam a vida do seunovo rei Nabucodonosor. Devido ao grande período longe de casa, agora o rei tinha muita coisa a resolver, deu ordem para que verificasse os prisioneiros no calabouço e selecionasse os que tinham