Ditadura
A ditadura militar teve inicio em abril de 1964, depois de um golpe que havia sido dado pelas Forças Armadas. Em julho de 1961, o presidente Jânio Quadros renunciou, após sete meses de governo. Devido a sua política, que se mostrava de esquerda para os políticos que eram contra o comunismo, Jânio perdeu o apoio político e o seu vice João Goulart assumiu a presidência depois de muitos conflitos.
Em março de 1964, depois de rebeliões, da perda da sustentação popular e da perda do apoio dos políticos, militares e políticos de direita se unem e derrubam o governo de João Goulart, e iniciam uma ditadura militar que desprezava os políticos e as instituições. O regime militar era um sistema repressivo, que levou a violência para todos os segmentos considerados de oposição.
O período militar ocorreu no Brasil no período de 1964 a 1984. O golpe dá aos militares um imenso poder. Nesta época, inúmeras práticas foram adotadas com violência e tortura contra as pessoas que se mostravam com uma conduta negativa em relação ao regime.
A DITADURA MILITAR NO BRASIL
A Ditadura Militar ocorreu durante os anos de 1964 e 1985, caracterizando-se pela falta de demcracia, destruição dos direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão. No ano de 1961 o Brasil vivia uma crise política, decorrente da renúncia do presidente Jânio Quadros no mesmo ano. O vice João Goulart, assumiu a presidência e seu governo foi marcado pela abertura das organizações sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores ganharam espaço no cenário político brasileiro, preocupando as classes conservadoreas, como emp´resários, banqueiros, a Igreja Católica, militares e a classe média.
João Gourlat era acusado pelos partidos da União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD) de estra planejando um golpe esquerdista e de ser o responsável pelos problemas que o Brasil enfrentava na época.
No dia 13 de março de 1964, João Goulart realizou um