consulta
Quem é o seu cliente? Por que ele escolhe consumir o seu produto ou serviço? Todo empreendedor deve saber responder a essas duas perguntas básicas. “Quem não determina seu mercado acaba perdendo o foco. Ao tentar atingir vários públicos, acaba não atingindo ninguém”, afirma Gustavo Carrer, consultor de marketing do Sebrae-SP
A segmentação de mercado consiste em escolher um grupo de consumidores com necessidades semelhantes para o qual a empresa vai focar a sua atuação, e existem diferentes formas de realizá-la, como idade, sexo, localização, comportamento, etc. “O empresário deve escolher dentro de sua atividade qual é a segmentação que melhor representa seu público-alvo. Geralmente, combinam-se duas ou três delas”, explica Carrer.
2. PÚBLICO-ALVO
Desde o início de suas operações, a TAM sempre teve como público-alvo os executivos, mesmo porque, oprincipal serviço prestado pela TAM é a qualidade e eficiência no atendimento. O transporte em si, para a empresa, torna-se um fator secundário. Um motivo maior que podemos ilustrar de maneira maisclara é o valor das tarifas cobradas pela empresa. Sempre foi uma das mais caras do mercado e, atualmente, mantém o preço um pouco mais elevado, mesmo com a concorrência acirrada que aumentou com achegada de uma nova companhia aérea (mesmo que esta companhia ofereça um serviço diferente do convencional).
No entanto, a TAM procura, na medida do possível, oferecer tarifas bastante competitivas paraque, assim, consiga atingir todo o público usuário do transporte aéreo.
Para atingir esse objetivo, a TAM conta com os acordos comerciais com as operadoras de turismo (vendas de passagens efretamentos de aeronaves), acordos governamentais (descontos para funcionários do governo) e acordos com grandes empresas, entre outros.
Como exemplo deste tipo de segmentação podemos citar as companhias aéreas que dividem seus clientes em grupos, de acordo com a freqüência de vôos. Na TAM existem os grupos branco,