Consulta
Distúrbios da Circulação - Trombose
Distúrbios Circulatórios
TROMBOSE
Princípios da Circulação HEMOSTASIA NORMAL
Conjunto de processos bem regulados que: (1) Mantém o sangue em estado fluido e livre de coágulos nos vasos normais;
Profª Renata Cadete Zallio
(2) Estão prontos para induzir um tampão hemostático rápido e localizado em um local de lesão vascular.
Distúrbios da Circulação - Trombose
Distúrbios da Circulação - Trombose
Hemostasia & Trombose
Dependem de três componentes: (1)Parede Vascular (endotélio); (2)Plaquetas; (3)Cascata de Coagulação.
Plaquetas
Trombose
CONCEITO: Processo patológico (desregulação do processo hemostático normal) caracterizado por coagulação dos constituintes normais do sangue, dentro do sistema cardiovascular em um indivíduo vivo. A massa sólida formada é chamada trombo. OBS: Coágulo é uma massa não estruturada de sangue fora dos vasos ou do coração ou formada por coagulação post mortem (parada do fluxo).
O oposto patológico da Hemostasia é a Trombose; esta pode ser considerada uma ativação excessiva dos processos hemostáticos normais, como a formação de um coágulo sanguíneo (trombo) na vasculatura.
Distúrbios da Circulação - Trombose
Distúrbios da Circulação - Trombose
Hemostasia Normal
Hemostasia Normal
Adesão e ativação plaquetária pela MEC.
(↑ Trombogênica)
Após a lesão inicial, há um breve período de vasoconstrição arteriolar, atribuível principalmente a mecanismos neurogênicos reflexos e amplificada pela secreção local de fatores como a endotelina (um vasoconstritor potente derivado do endotélio). Entretanto, o efeito é transitório e o sangramento recomeçaria se não fosse a ativação dos sistemas plaquetários e da coagulação.
A lesão endotelial expõe a matriz extracelular (MEC) subendotelial altamente trombogênica, que promove a aderência e ativação das plaquetas, isto é, elas sofrem uma alteração da forma e liberam grânulos secretores. Dentro de minutos, os