Construções de pontes
As Pontes foram construídas para diversas finalidades, como interligar dois pontos não acessíveis de um rio ou vale, permitindo-nos ultrapassar obstáculos criados pela Natureza.
Isso permite a ultrapassagem de pedestres, veículos, ferrovias e qualquer outro tipo de transporte que deseja chegar ao seu destino final.
1.Pontes Estaiadas
1.1 O Surgimento
As pontes estaiadas são um recente modelo de construção que veio aumentando consideravelmente nos últimos anos por infinitos motivos, como a evolução da tecnologia, que facilita os cálculos e dimensões e por ser esteticamente bem vista. As primeiras pontes nesse modelo foram erguidas na Inglaterra, conhecidas como Ponte King’s Meadows Bridge e Ponte Dryburgh Abbey, esta ultima, após seis meses de concluída, não suportou a uma intensa ventania e caiu.
Com a evolução da tecnologia foram encontrando soluções para sanar esses problemas, possibilitando que as estaiadas atravessem grandes vãos. Hoje uma das mais famosas no Brasil, é a Ponte Octavio Frias Oliveira, apelidada de Ponte Estaiada, esta atravessa o Rio Pinheiros e fica no bairro Brooklin.
1.2 As pontes estaiadas são compostas por: * Tabuleiro: Viga e laje;
* Estais: São cabos de aço ligados ao tabuleiro para sustentação da laje;
* Torres: Que prendem os estais e os pilares de ancoragem, para fundar a ponte.
Ela pode ser construída com diversos materiais, devendo considerar para que finalidade sirva. As mais comuns são as mistas de aço-concreto – viga em aço e tabuleiro em concreto – pois são mais resistentes a esse modelo.
2.Pontes em Arco
2.1 Surgimento
As pontes em Arco surgiram na Mesopotâmia, 4000 a.C, após ocorrer um deslizamento de pedras – estas não caíram e formaram uma forma perfeita e resistente – logo depois, os egípcios, babilônios, gregos, persas e romanos aperfeiçoaram essa técnica, construindo uma identidade marcante desse povo.
A primeira ponte nesse modelo foi a Ponte