Construção social o conhecimento
a. ANTECEDENTES
O GRANDE CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
(Economia, Política, Antropologia, etc ...MUITO, Muito depois, A Sociologia).
ALGUNS DOS PRECURSORES:
* PLATÃO: A REPÚBLICA.
* ARISTÓTELES: A POLÍTICA.
* SANTO AGOSTINHO: A CIDADE DE DEUS
* MAQUIAVEL: O PRÍNCIPE.
* MONTESQUIEU: O ESPÍRITO DAS LEIS.
* SAINT-SÍMON: PAI DE MUITAS IDÉIAS
* ISAAC NEWTON: CAI O VÉU DO MUNDO FÍSICO
* AUGUSTE COMTE: O POSITIVISMO
b. A SOCIEDADE MEDIEVAL
A sociedade medieval era composta basicamente de três ordens: o clero, a nobreza e os camponeses. Um aspecto importante é que na sociedade medieval praticamente não havia mobilidade social. Isso significa que quem nascesse camponês provavelmente morreria camponês, como seu pai e seu avô, e quem nascesse na família de um nobre proprietário de terras dificilmente veria sua condição se alterar. Por isso, a sociedade medieval pode ser chamada de estamental - trata-se de um tipo de estratificação social em que as diferentes camadas, ou estamentos, não chegam a ser tão rígidas quanto as castas, nem tão flexíveis quanto as classes sociais. Na Idade Média havia ainda um outro tipo de imobilidade: a maioria das pessoas nascia e morria no mesmo lugar.
Para essa sociedade, a agricultura era a principal fonte de riqueza. Os feudos eram as unidades produtivas básicas, mas nem sempre forneciam tudo de que seus habitantes precisavam para se manter. Para suprir suas necessidades, as pessoas começaram a praticar o comércio. A troca de produtos era realizada em feiras, nas aldeias, para onde era levado o pouco que se conseguia guardar. Como não havia produção em larga escala, nem sempre era possível armazenar excedentes para serem trocados ou para serem consumidos em períodos críticos. Em conseqüência, muitas vezes podia haver falta de bens essenciais.
Se cada feudo era regido por um nobre que mantinha uma relação de vassalagem com seu suserano, o rei não poderia comandar todos