Geologia
1) Na conjuntura atual do saber científico em que consiste a teorização no campo do conhecimento geológico?
2 ) Como as teorias auxiliam no avanço ou na limitação das Geociências?
3) Existe uma teoria geológica? Em que se constitui? Quais seus fundamentos?
4) Como é possível identificar, estudar e compreender teorias engajadas particularmente com o saber da disciplina da Geologia Histórica?
5) Qual a relação da teoria com a prática na dinâmica dos conhecimentos geocientificos? Qual prática deriva da teoria e vice-versa?
6) Quais elementos constituintes são possíveis de serem apreendidos quando se estuda a Geologia Histórica? Para trazer o debate dessas questões, nos apoiamos na ideia de que os estudos no campo da história e filosofia da ciência podem propiciar uma compreensão melhor fundamentada dos problemas que envolvem a teorização científica nas Geociências; Responda o que se pede a baixo:
a) A proposta de entendimento da ideia que a terra poderia ser mais antiga só emergiu por volta do sex XVIII com o advento do pensamento cientifico moderno (Iluminismo) e a Revolução Industrial, como Ussher e Steno desenvolveram o conceito de tempo Geológico? E qual era a controvérsia sobre a dimensão do tempo geológico na época desses pensadores?
b) Como os fatos históricos e teóricos, permitiram que a Geologia surgisse e evoluísse como ciência?
c) Análise e discorra brevemente sobre em qual patamar se encontra a evolução do conhecimento geológico (e de suas teorias) à luz dos fundamentos histórico-filosóficos da ciência moderna.
7) Segundo os PRINCÍPIOS DE STENO que podem ser descritos resumidamente como:
Superposição: sedimentos que se depositam em camadas, as mais velhas na base e as mais novas sucessivamente acima.
Horizontalidade original: depósitos sedimentares que se acumulam em camadas sucessivas dispostas de modo horizontal.
Continuidade lateral: camadas sedimentares são contínuas, estendendo-se até