Construção social da saúde
A construção da saúde é de extrema relevância para a sociedade, passando por vários momentos de evolução conforme a história, até estabelecer-se no estado atual.
Com relação ao Brasil, a crise do sistema de saúde está presente no nosso dia a dia, podendo ser constatada através de fatos amplamente conhecidos, divulgados e muitas vezes vivenciados.
Por tanto, este trabalho será dividido 5 partes, sendo a primeira referente ao conceito bruto de saúde, a segunda apresentando uma visão geral sobre o assunto, a terceira sobre higiene, a quarta a respeito do ambiente e por ultimo a evolução da saúde durante a história.
1. Conceito de Saúde
O sentido aplicado à saúde, sempre foi e uma matéria maçante. A Constituição da OMS (Organização Mundial da Saúde) proclamava que: “A saúde é o estado de completo bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade”.
Uma resposta à definição ampliada de saúde, como afirma a Doutora na área da saúde, Sueli Gandolfi Dallari, é que se passa a compreender que “ninguém pode ser individualmente responsável por sua saúde”, pelo menos não pode ser inteira e exclusivamente responsável.
2. Visão Geral
Os fatores determinantes da saúde devem concorrer não apenas os ligados às características pessoais e individuais, tais como os de ordem genética ou comportamentais, mas também os relacionados ao meio ambiente, à cultura, à organização social e política em que esse indivíduo está imerso, ou seja, os elementos que estabelecem a saúde dependem do meio em que se vive.
3. Higiene
Temos saúde quando todo o nosso organismo funciona bem, estamos livres de doenças, sentimos o bem-estar do corpo e da mente, e convivemos bem com outras pessoas. Para manter a saúde são necessários certos cuidados de higiene.
A construção da higiene só se estabeleceu mesmo no século XIX. A evolução dos cuidados com a higiene deu-se com muita dificuldade e com pequenos avanços.
A higienização foi no