a construção social da saúde
NO TRABALHO IREMOS TRATAR DOS CONCEITOS DE SAÚDE E DOENÇA, TAMBÉM TRATAREMOS DE DOENÇAS RELACIONADAS A LOUCURA COM ENFOQUE NA DEPRESSÃO E NA SÍNDROME DO PÂNICO E FALAREMOS TAMBÉM DOS CONCEITOS DE FEMINILIDADE E DO NOVO HOMEM.
A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) DEFINE SAÚDE NÃO APENAS COMO AUSENCIA DE DOENÇA, MAS COMO A SITUAÇÃO DE OPERFEITO BEM -ESTAR FÍSICO , MENTAL E SOCIAL. DOENÇA É UM CONJUNTO DE SINAIS E SINTOMAS ESPECÍFICOS QUE AFETAM UM SER VIVO , ALTERANDO O SEU ESTADO NORMAL DE SAÚDE . O VOCABULO É DE ORIGEM LATINA , EM QUE ¨DOLENTIA” SIGNIFICA “DOR , PADECIMENTO”.
A DEPRESSÃO É UMA DOENÇA QUE É CARACTERIZADA POR UMA TRISTEZA QUE NÃO ACABA NUNCA MAIS, OU SEJA, A PESSOA TEM UM SOFRIMENTO QUE VEM DO NADA OU É COMPLETAMENTE DESPROPORCIONAL AO MOTIVO QUE O DISPAROU , SE ARRASTANDO POR MESES E ATÉ ANOS.ESSA TRISTE REALIDADE ABALA CERCA DE 340 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO –ALGO ENTRE 2% E 5% DA POPULAÇÃO.
O CENÁRIO É TÂO GRAVE QUE A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE CALCULA QUE EM VINTE ANOS A DEPRESSÃO OCUPARÁ O SEGUNDO LUGAR NO RANKING DOS MALES QUE MAIS MATAM. NÃO À TOA : ALÉM DE COMPROMETER O JEITO COMO A PESSOA VÊ O MUNDO ,A DOENÇA AFETA A PROPRIA SAÚDE FÍSICA , ABRINDO CAMINHO PARA VÁRIOS OUTROS PROBLEMAS . SEM FALAR NO RISCO DE SUÍCIDIO, QUE ATINGE ENTRE 15% E 20% DOS DEPRIMIDOS.
NINGUEM CONSEGUE SAIR DESSE POÇO SEM AJUDA ,NA BASE DA BOA VONTADE . A BOA NOTÍCIA É QUE, COM TRATAMENTO MÉDICO , 70% DESSES PACIENTES SE CURAM. O DIAGNÓSTICO É ESSENCIALMENTE CLÍNICO. O MÉDICO SUSPEITA DE DEPRESSÃO QUANDO O PACIENTE APRESENTA QUATRO OU CINCO SINTOMAS CLÁSSICOS QUE PERSISTEM POR SEMAMAS.
A SÍNDROME DO PÂNICO É UM TIPO DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE NO QUAL OCORREM ATAQUES REPETIDOS DE MEDO INTENSO DE QUE ALGO RUIM ACONTEÇA DE FORMA INESPERADA. A CAUSA É DESCONHECIDA, A GENETICA PODE SER UM FATOR DETERMINANTE, PORÉM A SÍNDROME DO PÂNICO EM GERAL OCORRE SEM QUE HAJA NENHUM HISTÓRICO FAMILIAR . A SÍNDROME DO PÂNICO É DUAS