A construção do saber sobre a saúde e a doença - Psicologia Social
São Paulo
2013
Sumário
Sumário 3
Introdução 4 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
Introdução
A partir do livro Psicologia Social e Saúde da autora Mary Jane Spink, podemos desenvolver o tema, A construção social do saber sobre a saúde e a doença em uma ótica diferente e de grande importância.
Neste trabalho, focaremos nosso olhar, mais precisamente no segundo capítulo do livro, no qual aborda as possíveis contribuições da Psicologia Social para a compreensão das doenças e das práticas realizadas pelos médicos. Inicia-se com a perspectiva epistemológica construtiva na Psicologia Social. A partir desta ótica, analisa as contribuições da Psicologia para a descrição e explicação para saúde-doença, identificando aí três vertentes distintas: a intra-individual, a psicossocial e a construtivista. Mostra a importância da perspectiva construtivista dada a expansão do quadro de referência que passa a englobar, também, o conhecimento do senso comum dos usuários dos serviços de saúde.
A Construção social do saber sobre a saúde e a doença
Uma perspectiva psicossocial
A partir das possíveis contribuições da psicologia, conseguimos ter uma visão do processo do adoecimento e sua prevenção, porém, neste ensaio, é de extrema importância focar em uma concepção psicossocial, concepção essa bastante específica, principalmente por se tratar, de certa forma, de um processo novo e importante das ciências sociais. É necessário levar em consideração tanto o discurso, ou seja, nossas explicações e descrições, assim como também, uma prática científica representando objetos próprios para uma análise social. Portanto, essa postura trata-se de uma perspectiva histórica. A psicologia social tem necessariamente – pela própria constituição de seu objeto de estudo – esta vocação interdisciplinar, vocação esta que já foi negada em certas