formaçao social,historica e politica do brasil
Representação Social de Psicólogos de Manacapuru Frente ao Processo Saúde /Doença.
ACADÊMICA:GERUSA DE SOUZA LIMA
CAPÍTULO I
REFERÊNCIAL TEÓRICO
1.1 REPRESENTAÇAO SOCIAL
“O termo Representações Sociais designa tanto um conjunto de fenômenos quanto o conceito que os engloba e a teoria construída para explicá-los, identificando um vasto campo de estudos psicossociológicos” (SÁ, 2004, p.19).
Moscovici (1978 apud MORE ET AL,2004), define Representação Social como um corpo de conhecimento organizado de senso comum,onde as atividades psíquicas dos indivíduos tornam inteligível a realidade física e social,“e é produzido nas interações grupais que, por sua vez, pressupõem uma ligação cotidiana de troca”(p.7). Jordelet (1987) referenciado por Souza et al (2012), conceitua as representações sociais como formas de conhecimento de mundo, que são construídas a partir do agrupamento de conjunto de significados que permitem dar sentido aos fatos novos ou desconhecidos, formando um saber compartilhado, geral e funcional para pessoas, chamado de senso comum. Para Minayo (1995, p.89), “Representações Sociais é um termo filosófico que significa a reprodução de uma percepção retida na lembrança ou do conteúdo do pensamento” e acrescenta que essas percepções perpassam a história, percorrendo várias correntes que discutem o social. As representações sociais revelam os interesses e conflitos próprios da sociedade onde elas foram geradas, por isso traduzem identidades, afetos e projetos diversos.
Ainda segundo Minayo(1995), as Representações Sociais expressam as contradições experimentadas na vida social, sendo a reunião das idéias dos diferentes segmentos da sociedade e, logo, local “tanto da dominação como da resistência,tanto das contradições e conflitos como do conformismo” (p. 108-109).
Deste modo, as representações são um excelente objeto para investigações no campo das Ciências Sociais.
Neste contexto