CIDADANIA E FORMAÇÃO SOCIO HISTÓRICA NO BRASIL
Millena Cecilia Bakalarczyk Meira
Resumo
Este trabalho tem como objetivo trazer a ligação entre a cidadania e formação histórica no Brasil, no que diz respeito a questão social, seus rumos e desenvolvimento, junto a características do processo. São analisadas seus processos históricos até a formação da profissão do Serviço Social no Brasil. Referenciado pelo artigo “Questão Social e Serviço Social na Formação sócio-histórica brasileira”, escrito por Silva, Ivone M. Ferreira, que aborda a questão citada.
Palavras-chave: Serviço Social, formação social brasileira, questão social, cidadania brasileira.
1 Introdução
O Brasil, até chegar a exercer seus direitos junto à classe trabalhadora, passa por uma série de vertentes em sua formação sócio histórica.
Partindo do conceito de cidadania, nossa formação parte da questão social desde o Brasil Colônia, marcado por escravidão, até a declaração da independência e as novas formas de governo. Levando em consideração a posição política de Rui Barbosa, com o conceito de liberalismo e a implantação da Constituição de 1891, que a partir de então, o Brasil passa por uma serie de mudanças. Seguindo então a formação histórica brasileira, aborda-se o período do Estado Novo, tendo no governo Getulio Vargas. Essa é uma época importante para o destaque do Serviço Social, pois é em meio a esse contexto histórico que se vê a necessidade da fundamentação da profissão.
.
2 Cidadania e formação socio histórica no Brasil
A cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada,isso porém parte de uma construção na questão social de determinado lugar. Segundo Banassa 1999, a noção de cidadania está articulada a existência das classes sociais:
[...] a