Construção enxuta
ENXUTA
FICHA TÉCNICA
Empresa: C. Rolim Engenharia
Data de implementação das práticas:
Desde 01/2004
Responsável: Engenheiro Marcos
Novaes – Diretor Técnico
Contato: marcosnovaes@crolim.com.br
INTRODUÇÃO
O termo Construção Enxuta vem sendo usado, desde 1993, pelo International Group for Lean Construction, referindo-se à aplicação de táticas do sistema de
Produção Enxuta no setor da construção civil. A produção enxuta pode ser entendida como um termo genérico para definir o Sistema Toyota de Produção, o qual se baseia no Total Quality Management e Just in Time.
A construção enxuta tem três objetivos principais: a entrega do produto, a maximização do valor e a redução do desperdício. Assim, propõe uma melhor organização do processo, eliminando a mão de obra ociosa e otimizando os recursos disponíveis.
Essa nova filosofia de produção entende os processos como a interação de atividades de conversão e de fluxo, devendo as primeiras serem otimizadas e as de fluxo minimizadas, ou eliminadas, quando possível.
A introdução dos princípios da construção enxuta na C. Rolim se deu através da atualização e da inovação nos seguintes passos:
análise de viabilidade dos empreendimentos;
geração de valor para o cliente;
desenvolvimento do produto;
planejamento e controle da produção;
produção;
entrega da obra / retroalimentação
(Feedback).
PRÁTICAS
EMPRESA
LEAN
NA
ANDON: dispositivo para sinalizar e permitir a interrupção do trabalho quando não existirem condições propícias para sua realização.
Figura 1 – Andon (Fonte: EPUFBA)
PROJETO CAPACITAÇÃO PARA INOVAÇÃO – COORDENAÇÃO: SINDUSCON - BA
1
CONSTRUÇÃO
ENXUTA
KANBAN: cartões que sinalizam ordens de produção ou de fornecimento de insumos para a produção.
ESTOQUE TIPO SUPERMERCADO: local físico onde são depositados os materiais ou produtos em processo, proporcionando ampla visão e acesso aos mesmos.
Figura 2