Trabalhos academicos
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
FRANCIANE DIAS
IGOR CRUZ
JONAS GOMES
LEON GAYA
RAFAEL PACHECO
CONSTRUÇÃO ENXUTA
BELÉM
2013
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZÔNIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
FRACIANE DIAS
IGOR CRUZ
JONAS GOMES
LEON GAYA
RAFAEL PACHECO
CONSTRUÇÃO ENXUTA
Pesquisa Bibliográfica apresentada ao Curso de Engenharia Civil do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, como requisito de Avaliação parcial de Trabalho Interdisciplinar.
BELÉM
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3 JUSTIFICATIVA 5
4 METODOLOGIA E MÉTODO DA PESQUISA 5
5 DESENVOLVIMENTO 6
6 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
A construção civil está em constante evolução, a cada dia surgem novas técnicas e filosofias de gerenciamento e produção uma vez que um dos maiores desafios para os gestores da construção civil é a redução do desperdício de material e a eliminação da mão de obra ociosa nos canteiros. Dessa forma na década de 90 surgiu o termo Construção Enxuta, baseado no Sistema Toyota de Produção que tem três objetivos principais: a entrega do produto, a maximização do valor e a redução do desperdício. Possibilitando um maior controle e organização do processo.
Ao longo do desenvolvimento do projeto de construção enxuta foi verificado um elevado percentual de desperdício devido à falta de planejamento e gerenciamento da obra. Contudo, para começar a absorver o grau de desperdício, foi desenvolvido de acordo com o sistema Toyota de produção um processo de racionalização substituindo praticas rotineiras e convencionais por processos sistemáticos, portanto a relação desenvolvida para o desenvolvimento desses processos de construção enxuta passa por adaptações de