brigada 49
É uma forma de comunicação não verbal. Abrangem principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor. Os primeiros estudos científicos sobre linguagem corporal foram feitos por Charles Darwin e publicadas no livro “A expressão das emoções em homens e animais” de 1906. Darwin defendia que os mamíferos demonstravam suas emoções através de expressões faciais. A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação humana e continua sendo uma das mais fortes e expressivas. A Linguagem corporal vem sendo utilizada a milhões de anos e está relacionada principalmente ao sistema límbico, a segunda estrutura mais primitiva do nosso cérebro.
2. A importância da linguagem corporal, os gestos e as expressões faciais falam muito mais do que as palavras.
7% = Verbal (somente palavras) 38% - Vocal incluindo tom de voz, velocidade, ritmo, volume e entonação) 55% - Não-verbal (incluindo gestos, expressões faciais, postura e demais informações expressas sem palavras). Por exemplo: Se eu olhar para você sorrindo e feliz e disser que te odeio, aparentemente você não irá dar importância ao que eu falei, aliás, a maioria da minha comunicação não verbal foi positiva.
O antropólogo, Ray Birdwhistel outro pioneiro no estudo da comunicação não-verbal descobriu que as palavras correspondem por menos de 35% das mensagens transmitidas numa conversa frente a frente.
O restante em torno de 65% da comunicação é feito de maneira não verbal pela linguagem corporal.
Todos nós nascemos sabendo identificar algumas expressões faciais, gestos e posturas e também ao longo da vida aprendemos várias outras com estudos e aperfeiçoamento. Muitos especialistas se debruçam nesta área, pois podem perceber através dos gestos e expressões faciais se o que uma pessoa está dizendo condiz exatamente com seus sentimentos e reais intenções; caso contrário, estará mentindo e o especialista saberá.
3.