tecnico
Professor: Cesar Augusto
Aluna: Evellin Brisa
Analise Técnica do filme “Brigada 49
Belém/PA
Janeiro/2014
De acordo com o incêndio ocorrido no filme Brigada 49, em que um prédio de 20 andares, está em chamas podemos constatar que começou por principio de fogo a partir de condução, convecção e radiação e se tornou um tipo de incêndio grande, com labaredas desprendidas.
Devido ao oxigênio, a combustão e o calor que formaram o triângulo do fogo, causando a reação física química notaram-se que com a elevação da temperatura e com a formação de fumaça preta, que contem gases tóxicos, como: monóxido de carbono e vapores devido a queima de combustíveis houve a dilatação da estrutura, ocasionando rachaduras, desabamento do forro e explosões. Conforme a entrada do oxigênio houve a formação do efeito Bleve.
Foi usado como método de extinção do incêndio, o resfriamento com o agente água, usados por vias de mangueiras dos hidrantes. Os EPI’s, Equipamentos de Proteção Individual, utilizados foram: roupas de combate a incêndio, capacete, luvas, cilindro de oxigênio, mascara respiratória facial.
Existe vários sistemas que poderiam serem usados para a prevenção de combate a incêndio, como: instalação de extintores que visa combater princípios de incêndio, fazer a inspeção e manutenção dos recipientes e cilindros periodicamente, como aborda a NBR 12962, que trata sobre inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndios da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Instalação de sistemas de hidrantes para combate a incêndio e chuveiros automáticos que de acordo com a NBR 13714, que tem como função combater qualquer tipo de incêndio, visando ser executados e inspecionados satisfatoriamente esse sistema. Deve haver registro de recalque, hidrantes internos e externos da edificação, contendo reservatórios de água. Sendo, obrigatoriamente, sinalizados os hidrantes de forma