mini relatório de experimentos de hidrodinâmica
Instituto de Ciências Exatas e Naturais
Laboratório de demonstrações
Luã Sérgio da Silva e Silva
04/01/13
“O Ludião ou Mini-Submarino”
I – Questão Histórica No Renascimento, Leonardo da Vinci desenhou vários modelos de submarinos que nunca foram construídos. Muitos projetos foram desenvolvidos entre 1578 e 1801, dos quais podemos mencionar o USS Turtle, de David Bushnell (Usado durante a guerra da Independência Americana em 1776-1777), o Nautilus, de Fulton, e o do holandês Cornelis Van Drebel que em 1610 lançou no rio Tâmisa, em Londres, o primeiro veiculo capaz de operar sob a água. De propulsão manual, em geral com a utilização de remos, os submarinos se caracterizaram até meados do século XIX por seu tamanho reduzido bem como pela limitada autonomia¹.
II – Breve Descrição do Experimento O Experimento do Ludião consiste em uma pequena tampa de caneta que flutua em um liquido dentro de uma garrafa “PET”. Exercendo uma pressão na garrafa com as mãos, a tampa da caneta afunda até o fundo da garrafa (figura I). Deixando de exercer essa pressão na garrafa, ela voltara a flutuar (figura II).
Figura I Figura II
III – Material Utilizado
Garrafa “PET” com tampa
Massa de Modelar
Tampa de Caneta
Copo (pode ser de qualquer tipo)
IV – Montagem do Experimento Coloca-se um pouco de massa de modelar na ponta da tampa de caneta (figura III), isto vai fazer com que está parte fique voltada para baixo ao ser mergulhado na água. Remova ou adicione massa de modelar até que a tampa de caneta flutue na superfície do liquido (figura IV, V), evite fechar o orifício que fica na base da tampa. Na verificação da flutuação da tampa pode-se usar um copo com água. Coloque a tampa dentro da garrafa cheia de água na posição vertical, em