cultura dos jovens
Cultura jovem é o conjunto de valores, atitudes, padrões de comportamento e produções artísticas dos adolescentes e jovens adultos. Apesar de fragmentada e heterogênea, há certas características que diferenciam a cultura jovem da dominante, como a linguagem, o vestuário, os gostos artísticos. A inserção dos adolescentes como uma massa com poder aquisitivo e com força social para consumir e produzir produtos culturais levou à constituição de um grande mercado voltado para uma cultura jovem, que se manifestou principalmente na música, moda, cinema e outras áreas da indústria de entretenimento.
DESENVOLVIMENTO
Inicialmente é importante destacar que o conceito de juventude não pode ser encerrado em esquemas modulares tendentes à homogeneização. A pluralidade e circunstâncias que caracterizam a vida juvenil exigem que os estudos incorporem o sentido da diversidade e das múltiplas possibilidades do sentido de ser jovem. Essa diversidade presente no cotidiano nem sempre encontra correspondência nas representações existentes na sociedade sobre a juventude; é comum que essas sejam ancoradas em modelizações sobre o que seria o jovem típico e ideal. Quase sempre os modelos se espelham em jovens de classe média e alta – as propagandas comerciais não se cansam de recorrer a esse padrão sedutor para o consumo – reforçando estereótipos nas relações entre as classes sociais.
Um balanço sobre os estudos acerca da temática da juventude no Brasil, nas últimas décadas, aponta que a maior parte das reflexões no meio acadêmico se destina a discutir os temas e instituições na vida dos jovens; ainda é pequena a incidência de investigações que se dediquem a perceber como os jovens vivem e elaboram suas situações de vida. Só recentemente ganhou certo volume o número de estudos voltados para a consideração dos próprios jovens e suas experiências, formas de sociabilidade e atuação
Se por um lado a preocupação com a juventude