Construçao da carreira
O Planejamento de carreira atualmente é de interesse somente do funcionário e não mais das organizações, como era feito antigamente.
O objetivo da pesquisa no artigo é analisar por meio de um grupo de profissionais de nível superior, a aplicabilidade dos conceitos estratégicos desenvolvida por Hamel sobre as praticas do planejamento de carreira.
Para a realização dessa pesquisa, foi preciso apresentar: o cenário socioeconômico onde o fenômeno de gestão de carreira se desenvolve; apresentar regularidades que possam indicar comportamentos comuns no plano de carreira; e apresentar um modelo de negócio como ferramenta para o plano de carreira.
O método utilizado para realização da pesquisa foi o estudo de caso. O estudo de caso é muito comum na realização de pesquisas por meio de ciências sociais e é usado pelo pesquisador pelo fato de possuir pouco domínio sobre os acontecimentos.
A pesquisa foi realizada na integra em Junho de 2009 no sul do Rio de Janeiro em uma montadora. Uma empresa que possui como característica dos seus processos de Gestão de Pessoas: o volume de investimentos para a realização de treinamentos e desenvolvimento; a política de remuneração agressiva pela necessidade de atrair e manter talentos com alta competição no mercado com mão-de-obra qualificada; e as ferramentas que a área de Recursos humanos disponibiliza aos empregados para a elaboração e o desenvolvimento de seus planos de carreira.
Para o desenvolvimento da pesquisa foram disponibilizados 270 questionários enviados por e-mail, para pessoas que ocupavam cargos que exigia ensino superior. Com o critério de conveniência de acesso, não foram incluídos os cargos de liderança. O questionário foi desenvolvido em 2 seções.
1) Dados gerais dos respondentes como pessoa física pessoalmente e profissionalmente.
2) Afirmativas relacionadas às