O monge e o executivo
GESTÃO DE PESSOAS
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 3 NA
PROFESSORA:
TRABALHO SOBRE O LIVRO:
‘’O MONGE E EXECUTIVO’’
“O monge e o executivo”
Uma história sobre a essência da liderança (James C. Hunter)
Entendimento e citação
Lendo o livro “O monge e o executivo” pude aprender que liderar é o tipo de atividade que só aprende com o tempo, prática e o mais importante de tudo é tratando as pessoas como gostaria de ser tratado.
Para se um bom líder é necessário desenvolver competências específicas,um líder sempre se depara co inúmeras situações diariamente, tendo a difícil missão de fazer com que a sua equipe produza e promova resultados além das expectativas.
“Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar deve servir.”
Modelo de liderança:
Liderança
Autoridade
Serviço e sacrifício
Amor
Vontade
“Liderança é a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente na busca dos objetivos identificados como sendo para o bem comum.”
O livro nos da uma clara definição sobre a semelhança entre o amor e a liderança. “Ser um líder que ama exige esforço e trabalho.” Ao pedirmos as pessoas que lideramos que se tornem o melhor que puderem, que se esforcem no sentido de se aperfeiçoarem sempre, devemos também demonstrar que nós, como lideres, estaremos igualmente empenhados em crescer e nos tornarmos o melhor que pudermos.” Isso requer que o líder se esforce para ter as características do amor.
Um bom líder consegue que seus colaboradores exerçam suas funções com vontade e não como apenas uma obrigação. O comportamento do líder influencia nas atitudes e sentimentos dos seus colaboradores sendo assim um líder precisa estar sempre buscando ter auto controle através da paciência, disciplina, humildades, respeito, abnegação, perdão, honestidade e compromisso pois dentro da organização existe diferentes tipos de pessoas e é necessário