A construção de uma carreira profissional
O que é o sucesso?
Conforme o autor Marcelo Culler, da Revista Você SA da editora Abril, em uma carreira profissional não o existe certo ou errado e nem fórmulas prontas para o sucesso, mas há sim um fator: a competência que é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA). Como dizia o filósofo Ralph Emerson: suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz.
O sucesso da carreira profissional depende de cada um, ou seja, a carreira será o que dela você fizer: não adianta terceirizar a responsabilidade para o seu chefe ou para a empresa, o sucesso está em suas mãos.
O sucesso é a opção de não desistir e o fracasso é a opção por desistir cedo demais. Está na condição de sucesso quem busca e não quem realiza um sonho. E o fracasso é quando desistimos de realizarmos e não quando não o conseguimos.
Muitas pessoas se referem ao sucesso como sorte, mas isso não acontece. O que existe, segundo o livro A Boa Sorte, de Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes, é disposição para fazer, agir e com persistência chegar aos resultados. É um momento onde você tem de saltar com confiança, ultrapassar a sua capacidade, jogar seu coração na frente e se lançar sem medo no mundo que se abre.
Não existe o sucesso sem dor. Ser campeão é se comprometer. Todos querem vencer na vida e realizar seus objetivos, mas só uma minoria está disposta a se comprometer e fazer acontecer. Não devemos esperar por alguém para que transforme nossas vidas. Se alguém vai fazer alguma coisa por você, esse alguém é você mesmo.
É como no caso em que uma senhora chegou a um grande violinista polonês Paderewski dizendo-lhe: “Eu daria a vida para tocar violino assim!”. Ele respondeu: “Minha senhora, foi exatamente isso que eu