Construtivismo
Outro dos pontos importantes é a definição de aprendizagem: integração, modificação, estabelecimento de relacionamentos e coordenação entre esquemas de conhecimento que já se possuem. Esta construção realiza-a o aluno mas precisa um elemento externo, o professor: orientador e promotor da construção, mediador entre o menino e a cultura. Em resumo: contribuição ativa e global do aluno + guia por parte do professor.
O segundo capítulo trata da disponibilidade para a aprendizagem e seu sentido. Na aprendizagem intervêm fatores de tipo afetivo e relacional, dado que as situações de ensino não se reduzem unicamente à construção de significados a partir de uns conteúdos concretos, senão que também jogam seu papel, como dizíamos, os conceitos emocionais e relacionais.
Quando alguém quer aprender e ou consegue, isto lhe produz uma visão mais positiva de si mesmo e reforça suaautoestima: a meta que persegue o sujeito motivado é a experiência do sentido de concorrência e autodeterminação. O autoconcepto (conjunto de representações que temos de nós mesmos), no enquadramento escolar, está relacionado com o rendimento. Embora não se pôde demonstrar se um alto rendimento fornece uma alta autoestima ou é a altaautoestima a que fornece um alto rendimento. Ademais, na o autoconcepto influem também os relacionamentos interpersonales.
Por tudo isto é importante ter em conta e