A INDISCIPLINA NA ESCOLA
V ale a rebeldia como sinônimo de protesto, coragem e ousadia.
Por Eliete
Carvalho
"D isciplina é liberdade”. Já dizia o cantor e compositor Renato Russo em
uma de suas músicas bastante conhecida da população brasileira. Esta afirmação revela que quando se tem disciplina a liberdade é conquistada, não a disciplina rígida, castradora, opressora, mas aquela que seja dialética, consciente, fruto do desejo de todos de conviverem em harmonia, onde o respeito seja mútuo, enfim, aquela que deve ser vista como um processo de conquista na relação aluno/professor.
Mas, infelizmente, esta disciplina tão sonhada está longe de ser compartilhada na escola, isto porque já não se tem mais controle dos atos de vandalismo, da falta de respeito, do mau comportamento dos alunos em relação à escola e aos professores. Assim, todos os anos diretores, coordenadores e professores buscam encontrar respostas para uma das questões intrigante e constrangedora: a indisciplina.
Reclamações, queixas, expulsões e até mesmo violência têm sido presenciada no espaço escolar. E cada vez mais se procuram as razões que têm levado crianças e adolescentes a praticarem tantos atos de vandalismo na escola.
Aparentemente não se sabe a causa, o motivo ou mesmo as razões que têm levado crianças e adolescentes a praticarem tanta insubordinação o que se sabe é que a indisciplina, nos últimos anos, passou a ser objeto de discussão mas também de preocupação para a escola.
O que se vê constantemente na escola é que o problema da indisciplina parece não ter solução, principalmente, quando vemos jovens que se revelam insubordinados, não aceitando o