TRABALHO S
Sistema Operacional é um programa que controla o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento de seus recursos, agindo como intermediário entre o Hardware e o Software.
Principais Funções:
–Fornece Interface aos aplicativos
–Gerencia usuários no uso de recursos da máquina
–Aloca processador, memória, dispositivos de E/S
2. GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
O Windows trabalha com dois tipos de memória. O primeiro deles é a memória principal, também chamada de física.
Já a memória conhecida como virtual é uma espécie de memória auxiliar, usada pelo computador em alguns casos especiais. Essa memória é nada mais do que um arquivo hospedado no disco rígido da máquina, e o Windows usa esse arquivo como se ele fosse uma extensão da memória principal.
3. GERENCIAMENTO DE MEMORIA
O gerenciamento de memória feito pelo Sistema Operacional é um fator muito importante. O que torna a Memoria RAM realmente útil é a capacidade de uso que o S.O faz dela, ou seja, o S.O deve ser capaz de prever quais dados devem ser priorizados ou esquecidos de acordo com o uso da máquina.
O Sistema Operacional trabalha com dois tipos de memória. O primeiro deles é a memória principal, também chamada de física. Já a memória conhecida como virtual é uma espécie de memória auxiliar, usada pelo computador em alguns casos especiais. Essa memória é nada mais do que um arquivo hospedado no disco rígido da máquina, e o S.O usa esse arquivo como se ele fosse uma extensão da memória principal.
4. SWAPPING
O swapping é uma técnica de gerência de memória, para processos que esperam por memória livre para serem processados. O sistema escolhe um processo que é levado da memória para o disco (HD), retornando posteriormente para a memória principal (RAM) como se nada tivesse ocorrido.
O conceito de swapping permitiu um maior compartilhamento de memória. Mostrou-se eficiente em ambientes onde existiam poucos usuários competindo pela memória e com aplicações