Trabalho II de Microeconomia
Análise econômica A queda nas vendas, provocada por uma alteração na demanda, levou à decisão de demitir funcionários. Isso ocorre visando a redução dos gastos da empresa (custos variáveis) e tem como consequência também a diminuição da produção. Essa diminuição da produção pode levar a um novo ponto de equilíbrio, como mostrado no gráfico abaixo.
Se a demanda aumentar novamente, a tendência é do aumento de produção para suprir a demanda. Se a demanda for pequena, a empresa resistirá em contratar empregados novamente, visando ter menores custos e maiores lucros. Caso a demanda seja muito alta, a montadora voltará a contratar funcionários, uma vez que a produção aumenta a cada trabalhador adicional. Essa relação é retratada no gráfico abaixo.
O aumento da produção e dos trabalhadores em longo prazo, dado um aumento na demanda resulta num novo equilíbrio. Equilibro esse que chegará mais próximo e poderá ultrapassar o equilíbrio original.
A montadora Chery se encontra em uma competição monopolística, caracterizada por muitos produtores, produtos diferenciados e a livre entrada e saída da indústria a longo prazo. No caso de montadoras de carros, a diferenciação é por Estilo ou Tipo. Tudo isso é retratado na decisão da empresa em desenvolver novos modelos e melhorar o desempenho, visando aumentar a oferta de carros e alcançar novos consumidores. Além disso, podemos fazer hipóteses sobre o que afetou a demanda dos modelos da Chery. Uma vez que se trata de uma competição monopolística, podemos pensar nos casos em que:
- Outra empresa lança um novo modelo ou reduza os preços de seus modelos existentes, visando o mesmo tipo de consumidor da Chery.
- Uma propaganda leve ao aumento da demanda por modelos de outra