construtivismo
Piaget é o principal representante do construtivismo, ele começa a desenvolver seus estudos na biologia. Construiu uma nova ciência que a chamou epistemologia genética, já que o construtivismo não é uma teoria de aprendizagem e nem possui um método específico.
Piaget mostra que o homem, logo que nasce não traz nada apriori, ou seja, não possui consciência nem conhecimento é adquirido através dessa relação entre sujeito e objeto. O objeto é também um projeto a ser construído.
O ambiente esta sempre criando novas situações e desafios que homem precisa se adaptar, desenvolvendo estratégias e soluções para os problemas. Por isso o papel da escola seria promover a autonomia intelectual do aluno, não apenas transmitir verdade. A função do professor é dirigir e mediar as ações do aluno, o ensino é baseado em ensaio e erro.
DISCUSSÃO
A teoria construtivista não é apriorista e nem empirista, e sim a junção das duas correntes. A corrente apriorista traz a ideia de heranças inatas, o conhecimento seria intuitivo sem a transmissão do mesmo. O conhecimento é algo que é preciso ser despertado no aluno. Nesta corrente o sujeito tem mais peso, pois ele age sobre o objeto. Já o empirismo vê o sujeito como uma tabua rasa, sem trazer consigo nada inato. Por isso o conhecimento precisa ser transmitido ao sujeito, onde o meio tem mais peso e ele age sobre o sujeito. No construtivismo, sujeito e objeto ou professor e aluno tem a mesma importância, pois o que interessa é a relação entre o sujeito e objeto. O sujeito é um sistema aberto, em reestruturações sucessivas, em um processo progressivo de adaptações. Pois o ambiente esta sempre em mudanças criando novos problemas e desafios, onde o homem precisa adaptar-se. Piaget diz que o sujeito humano é um projeto a ser construído assim como o objeto, nesse caso sujeito e objeto se controle a partir da interação entre os mesmos. Piaget criou a ideia de conhecimento e construção. Para Piaget o