Construtivismo - Fichamento
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
JOICE MASSARRA
FICHAMENTO DO TEXTO – O CONSTRUTIVISMO
Salvador
2014
JOICE MASSARRA
FICHAMENTO DO TEXTO – O CONSTRUTIVISMO
Projeto apresentado ao curso de Graduação em Psicologia, à Faculdade Maurício de Nassau, como requisito parcial para obtenção de aprovação na 1° unidade da Disciplina Psicologia e Educação.
Orientador: Prof° Rosângela
Salvador
2014
Fichamento do texto : O construtivismo
Jean Piaget, um filósofo suíço, tomando como objeto de estudo o conhecimento humano através de observações minuciosas (inicialmente de sua esposa e filhos), desenvolve uma teoria, cuja premissa básica é a ideia de que o modelo de mundo das pessoas é construído por elas a partir da interação com o seu ambiente.
Paralelamente à Piaget, na década de 1920 na Europa, se desenvolviam outras teorias que tentavam explicar além de outras questões, o comportamento humano e como se dá o processo de aprendizagem. Entre tais abordagens, temos o behaviorismo, a teoria sociocultural de Vigotsky e Wallon, cujas ideias são próximas das de Piaget e Vigotsky.
O que todos eles possuiam em comum, é segundo o autor, o fato de afirmarem que o desenvolvimento humano é o resultado de um processo de interação entre indivíduo e ambiente.
Em 1975, um encontro entre pesquisadores europeus e americanos de tais questões é promovido no intuito de discutir os rumos da pesquisa nas áreas de linguística, psicologia e epistemologia. A primeira questão polêmica foi: como tem origem e como evolui o conhecimento?
Tal pergunta suscitou respostas distintas e Piaget defendeu sua visão interacionista (sujeito e ambiente), pondo o sujeito como construtor ativo do seu conhecimento. A este modelo de desenvolvimento, Piaget chamou de construtivismo. Formulou conceitos como assimilação (incorporação de um novo objeto/ideia à ideias ou objetos já