Fichamento Emilia Ferreiro Pronto
Assunto (TEMA):
Fichamento sobre o teórico Emilia Ferreiro da árvore da evolução do conhecimento pedagógico.
Referência Bibliográfica:
FERRARI, Márcio. Emilia Ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização.
Revista Nova Escola, São Paulo, Abril. Edição Especial. N. 19. 1-3. Jul, 2008.
Texto da Ficha:
“Nenhum nome teve mais influência sobre a educação brasileira nos últimos 30 anos do que o da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro. A divulgação de seus livros no Brasil, a partir de meados dos anos 1980, causou um grande impacto sobre a concepção que se tinha do processo de alfabetização [...] levando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita [...]” (p.1).
“[...] seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, campo de estudo inaugurado pelas descobertas a que chegou o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) na investigação dos processos de aquisição e elaboração de conhecimento pela criança - ou seja, de que modo ela aprende [...]” (p.1).
“Tanto as descobertas de Piaget como as de Emilia levam à conclusão de que as crianças têm um papel ativo no aprendizado. Elas constroem o próprio conhecimento - daí a palavra construtivismo [...] Até então, os educadores só se preocupavam com a aprendizagem quando a criança parecia não aprender [...]” (p.1).
“O princípio de que o processo de conhecimento por parte da criança deve ser gradual corresponde aos mecanismos deduzidos por Piaget, segundo os quais cada salto cognitivo depende de uma assimilação e de uma reacomodação dos esquemas internos, que necessariamente levam tempo. É por utilizar esses esquemas internos, e não simplesmente repetir o que ouvem, que as crianças interpretam o ensino recebido. [...] Para o construtivismo, nada mais revelador do funcionamento da mente de um aluno do que seus supostos erros, porque evidenciam como ele "releu" o conteúdo aprendido. O que as crianças aprendem não coincide com aquilo que lhes foi