Arte contemporanea
A arte contemporânea surgiu no início do século no início do século XX, logo após a Segunda Guerra Mundial, e não podemos determinar seu fim, pois ela se estendia até a atualidade, logo ainda existem manifestações dessa arte.
A arte contemporânea se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos institucionais que o limitem, portanto pode exercer seu trabalho sem se preocupar em imprimir nas suas obras um determinado cunho ou religioso.
Quando surge um movimento na arte, esse movimento revela-se na pintura, na literatura, na moda enquadramentos sociais e artísticos do modernismo, abrindo-se a experiências culturais díspares. As novas orientações artísticas, apesar de distintas, partilham um espírito comum : são cada qual a seu modo, tentativas de dirigir a arte ás coisas do mundo, à natureza, à realidade urbana e ao mundo da tecnologia.
São exemplos dessa arte :
Romero Brito
Tarsila Amaral
Atualmente, a arte contemporânea brasileira já é reconhecida mundialmente. No dia 01\05\2013, por exemplo, ocorreu em Nova Iorque um leilão exclusivo de quadros de artistas contemporâneos brasileiros, incluindo obras de Adriana Varejão.
CARACTERÍSTICAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA É difícil definir a arte contemporânea incluindo toda a arte produzida no século XX. Para alguns críticos, a característica mais importante da arte contemporânea é sua tentativa de criar pinturas e esculturas voltadas para si mesmas e, assim, distinguir-se das formas de arte anteriores, que transmitiam ideias de instituições políticas ou religiosas poderosas.
Já que os artistas contemporâneos não eram mais financiados por essas instituições, tinham mais liberdade para atribuir significados pessoais às suas obras. Essa atitude é, em geral, denominada como arte pela arte, um ponto de vista quase sempre interpretado como arte sem ideologia política ou religiosa.
Outra teoria defende que a arte contemporânea é rebelde por