Construindo o pensamento filosófico
Antonio Carlos Macedo dos Santos
A filosofia trata da realidade do homem sem procurar separá-la em conhecimentos estanques, ela busca considerá-la no interior de sua totalidade, entendendo seus fenômenos e procurando enxergar a realidade a partir de uma visão de conjunto. A reflexão filosófica considera cada um de seus aspectos procurando relacioná-los como contexto da integridade humana.
Os homens, desde seus primórdios, buscam essa visão começando sua interpretação de ser pelo mundo. Antigamente a interpretação de mundo era envolvida por mistérios, por rituais religiosos carismáticos. O homem, então, busca outra visão para a cosmologia. Nesse processo, que historicamente é demarcado desde 2500 anos atrás, a afinidade pelo conhecimento, é o significado de filosofia,
A filosofia pré-socrática, que são os primeiros filósofos que temos conhecimento, contribuiu para a crítica a uma religiosidade simplista ou meramente ritualista, isso não significou, necessariamente, um rompimento com a religião, mas buscando estudar o mundo exterior, sua constituição, sua origem e suas transições. A forma empírica pela qual estas questões foram encaradas e resolvidas foi a chave que concebeu a este período um caráter de unidade.
Estes filósofos tentam entender por que existe o dia, a noite, por que chove ou temos seca, que elementos constituem a matéria e esse princípio chamado de arkhé (princípio primordial, originário, constitutivo, dirigente e ordenador de todas as coisas e de todo o universo). Esse princípio é, então, um princípio racionalizado, mas não um princípio divino.
Acima de tudo, o que se deve observar na explicação de cada um desses filósofos, é que eles tentaram por vias racionais, e não mais por vias religiosas, explicar a realidade.
As principais escolas e filósofos deste período: Escola de Mileto - Tales (640-546 a.C.), primeiro filósofo de que se tem notícia e primeiro chefe da Escola de Mileto; Anaximandro (610-547