A1 filosofia
Tento por base o Texto 2: Philo sophia: o Significado da Reflexão Filosófica da nossa apostila, disserte sobre a importância da interrogação para o pensamento filosófico. A interrogação não só favorece como é de extrema importância para o pensamento filosófico, pois é ela que desencadeia o pensamento. Por não saber o que dizer sobre determinado assunto é que começamos a questionar e pensar, uma vez que surja uma interrogação criamos círculos de pensamentos. Podemos sufocar o pensamento interrogativo se encontramos uma resposta direta ao que for questionado, porém também podemos dar continuidade a ela, com perguntas sem respostas conceituais definitivas, mantendo assim vivo os pensamentos, buscando sempre respostas e significados, e assim construindo um pensamento filosófico a partir de uma interrogação inicial.
Questão 2:
Considerando em nosso instrucional o conceito de thauma presente no Texto 2: Philo sophia: o Significado da Reflexão Filosófica, analise se tal conceito pode ou não se aplicar a Sócrates. Para isso, será necessário definir, com as suas palavras, as características do pensamento filosófico de Sócrates e, também, o que você compreendeu sobre thauma.
O conceito de Thauma pode ser aplicado a Sócrates pois ele era um amante do saber e acreditava que a sabedoria começava pelo reconhecimento da própria ignorância demonstrava isso com a famosa frase “ Só sei que nada sei “. Sócrates tinha uma filosofia mediante aos diálogos críticos na linguagem cotidiana de ironia, que em grego tem o significado de interrogação, o pensador interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber. O que é o bem? O que é justiça? Com isso tinha o objetivo de demolir orgulho e a ignorância, para iniciar assim um caminho de construção do saber. O conceito de Thauma se diz respeito a isso, em questionar, investigar e tem sua raiz do espanto admirativo de perplexidade quando não há o que dizer sobre determinado assunto desconhecido,