Trabalho sociologia
Marx faz uma subversão do pensamento de Hegel e por isso usamos o materialismo dialético.
Para Hegel o filosofo analisa fatos e constroi conceitos. Marx sugere o inverso, para ele o pensamento filosofico deve tratar primeiro do conceito e depois converter todo esse conceito em ações. Marx questiona o fato de existir uma grande riqueza e uma grande matéria, ou seja, ele percebeu o quanto foi paradoxal a revolução industrial e seu ponto de partida é que a sociedade tem um carater competitivo (luta de classes permanente) completamente diferente de Durkheim que considera a sociedade coesa.
É por isso que quando falamos de Marx, falamos de conflitivismo. E é por isso que ele faz crítica ao idealismo que, segundo ele, seria uma incoerencia com o seu tempo pois ele não admitia que em pleno sexumo XIX as pessoas estivessem construindo conceitos ao inves de intervir e transformar a realidade.
Ainda na primeira metade do sex XIX, Marx surge com uma proposta distinta de Comte, e por isso era tido como um pensador maldito por ir contra a corrente de pensamento da sociedade da época. Falamos de uma teoria positivista e outra crítica (Marx).
Postivismo -> cada área de pensamento em seu lugar, cada cientista em uma area de conhecimento.
Marx-> um pensador “sem lugar” por não ter rigor