construindo uma escala termométrica
Na construção de uma escala termométrica, é comum utilizarmos dois pontos fixos que, geralmente ou historicamente, são os pontos de fusão do gelo e o ponto de ebulição da água, ambos à pressão atmosférica normal.
Numa atividade em sala de aula, cada aluno da segunda série construiu sua escala termométrica, atribuindo valores numéricos para a temperatura de cada ponto fixo. Em seguida, fizeram uma comparação entre a escala Celsius e a escala criada por eles, estabelecendo a relação entre elas.
Foram seguidos os seguintes passos na resolução da atividade:
1. Determine o nome da sua escala. A escala Celsius leva o sobrenome do sueco Anders Celsius; já a escala Fahrenheit foi criada pelo físico alemão Daniel Fahrenheit. Então, recomenda-se que você use um dos seus sobrenomes (se tiver mais de um) para dar nome a sua escala. Evite usar sobrenomes começando com C, com F ou com K, pra não confundir com as escalas existentes. Como exemplo, eu criarei a escala Mendes e a unidade tem o símbolo ºM.
2. Escolha um valor entre 10 e 60 (com exceção de 32) para ser o ponto de fusão do gelo (primeiro ponto fixo) na sua escala.
3. Para facilitar os cálculos dos próximos passos, determine para o ponto de ebulição da água (segundo ponto fixo) o valor dado pela soma de 200 mais o valor escolhido para o ponto de fusão do gelo. Por exemplo, se para o ponto de fusão eu escolher o valor 32, então o ponto de ebulição da água, na minha escala, será 200 + 32, ou seja, 232 º(letra do símbolo da minha unidade, no meu caso é M), 232ºM.
4. Determinado os valores dos pontos fixos, reproduza o desenho abaixo, que mostra a comparação entre a escala Celsius e a sua escala. Insira os valores do ponto de fusão do gelo (Y) e de ebulição da água (Z) na sua escala da direita. X é a inicial do nome da sua escala.
5. Na escala Celsius, os valores numéricos para os