ELABORAÇÃO DE UM TERMÔMETRO
CAMPUS EXPERIMENTAL DE SOROCABA
“Construção de um Termômetro”
Laboratório de Física II
César de Oliveira
Christiano Peres
Lucas Hubacek
Manuel Simas
Rodrigo Kai
Objetivo
Nesse experimento objetivamos realizar a montagem de um termômetro de bulbo, a experimentação de diferentes materiais nessa montagem, realizar a calibragem do termômetro, analisar as dificuldades de construção, as diferenças entre os materiais e a influência da condução de calor, além da criação de uma nova escala termométrica.
Introdução
Nesse projeto utilizamos diversos conceitos da física térmica para entender e explicar o funcionamento dos mecanismos envolvidos nas etapas dos experimentos.
Vamos dissertar esses conceitos por tópicos:
1 – Lei Zero da Termodinâmica
A ideia de temperatura está relacionada à variação da quantidade de calor, quando um sistema A está em equilíbrio térmico com um sistema B, um sistema C (termômetro) ao entrar em equilíbrio térmico com o sistema B, também estará em equilíbrio térmico com o sistema A. Essa ideia explica o funcionamento de um termômetro, a de indicar a quantidade de calor de um meio material por meio do contato físico entre um equipamento térmico e um indicador térmico.
Figura 1 – Ilustração da ideia da Lei Zero da Termodinâmica
Outro ponto interessante é o fluxo de calor, onde o calor sempre irá fluir do ponto de maior temperatura, para o de menor temperatura.
2 – Dilatação Térmica
Quanto maior a temperatura, maior a movimentação dos átomos, por isso, o volume de um o objeto quando aquecido se dilata. Matematicamente, essa dilatação é dada pela relação entre o volume inicial e a quantidade de volume dilatada, essa quantidade ∆V é dada por V0β∆T, sendo que, β é equivalente ao triplo do valor do coeficiente de
dilatação linear do material (dada por α), podemos entender que há dilatação linear nas três dimensões (os lados A, B e C) do objeto, da seguinte