termometria
→ TEMPERATURA
A quantidade que informa quão quente ou frio é um objeto em relação a algum padrão é chamada de temperatura.
Essa comparação pode, muitas vezes, ser feita através de um dos nossos sentidos: o tato.
Através do tato, comparamos se um corpo está mais quente ou mais frio que outro. Mas será que esse procedimento é confiável?
Vamos analisar a situação através de um exemplo: coloca uma das mãos em um recipiente com água que foi aquecida por uma fonte e a outra, simultaneamente, em um recipiente com água que contém cubinhos de gelo.
Suponha que um corpo A, saído se um forno, e outro B, saído de uma geladeira, sejam colocados sobre uma mesa. Após alguns minutos, observamos que ambos atingem a temperatura ambiente. Assim, o corpo A “esfriou” e o corpo B “esquentou”.
Observando fenômenos dessa natureza, chegamos à conclusão de que todos os corpos, sempre que possível, tendem espontaneamente para um mesmo estado térmico. Dizemos então, que esses corpos atingiram o equilíbrio térmico, ou seja, temperaturas iguais.
• CALOR
Quando você toca numa estufa aquecida, a energia passa para sua mão porque a estufa está mais quente do que ela. Por outro lado, quando você encosta sua mão num pedaço de gelo, a energia sai de sua mão para o gelo, que é mais frio. O sentido da transferência espontânea de energia é sempre do corpo que está mais quente para um vizinho mais frio. A energia que é transferida de um coisa para outra por causa de um diferença de temperatura entre elas é chamada de calor.
É importante observar que a matéria não contém calor.
A matéria contém energia cinética molecular, não calor. Calor é energia em trânsito de um corpo a uma temperatura mais alta para outro a uma temperatura mais baixa. Uma vez transferida a energia, deixa de ser calor.
A energia resultante do fluxo de calor, denominamos energia térmica, ou ainda, energia interna.
• MEDIÇÃO DA TEMPERATURA
Depois, colocam-se ambas as mãos em um