Termologia
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INDUSTRIAL
CAPÍTULO – 1: TERMOMETRIA
1. NOÇÕES DE TERMOMETRIA
1.1. Temperatura Num primeiro contato, entenderemos a temperatura como sendo o número que associamos a um corpo, para traduzir o estado de agitação das partículas que o constituem. Esse estado de agitação é definido pelo nível energético das partículas e constitui o estado térmico ou estado de aquecimento do corpo. A medida desse nível energético (da temperatura) é feita de maneira indireta, através da medida de outra grandeza, característica de um determinado corpo e variável com a temperatura. Esta grandeza é chamada de grandeza termométrica e o corpo é o termômetro. Portanto, o termômetro é um dispositivo usado para a determinação de temperaturas. Em todo termômetro encontramos uma substância denominada substância termométrica, que tem pelo menos uma de suas propriedades físicas variando com a temperatura. Essa propriedade física, usada na determinação da temperatura, é a grandeza termométrica. O mais conhecido dos termômetros é o de mercúrio.
Estabelece-se uma relação entre a altura da coluna de mercúrio (h) e sua temperatura, que é a mesma do corpo que está em contato com o bulbo desse termômetro. Assim, para cada valor de h existe uma única temperatura associada. O conjunto dos pares (, h) define uma função denominada equação termométrica.
1.2. Equação Termométrica A equação termométrica é uma expressão do tipo G = f() que define os valores da temperatura (), em função dos valores da grandeza termométrica (G). Geralmente, é uma função do 1° grau: G = a + b. onde a e b são constantes relativas a cada termômetro. Geralmente, a grandeza termométrica é pressão, volume ou comprimento (altura de coluna).
1.3. Escalas Termométricas Uma escala termométrica é um conjunto de valores