Platão ciencia grega
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
CIÊNCIA GREGA: PLATÃO
Disciplina: Iniciação ao conhecimento acadêmico
Professor:
Acadêmicos:
, junho de 2013
Introdução
Até o final do século VII a.C., da mesma forma que os demais povos da Antiguidade, os gregos explicavam os fenômenos da Natureza em termos de Mitologia e de Religião; na Grécia, a especulação científica emergiu, aos poucos, da Filosofia. Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.
Método
O presente trabalho tem por objetivo tratar a respeito de um dos mais importantes filósofos gregos de todos os tempos: Platão, que embora não tenha dado uma contribuição específica digna de nota a resultados matemáticos técnicos e que não tenha sido considerado um matemático, tornou-se conhecido como o “criador de matemáticos” (BOYER, 1996), pois inspirou e guiou grandes matemáticos de sua época, seguindo daí, o seu principal papel na História da Matemática.
Discussão
Os primeiros "cientistas" conhecidos, em certa medida, foram os primeiros filósofos gregos, os filósofos pré-socráticos. Embora não tivessem instrumentos adequados de medida e nem fizessem experiências para comprovar suas ideias, como os cientistas modernos, eles preocuparam-se em achar explicações racionais para o mundo e seus fenômenos sem recorrer aos mitos e à religião. Entre o final do século V a.C. e a primeira metade do século IV a.C., época de Sócrates (469-399 a.C.) e Platão (427-347 a.C.), o interesse dos cientistas pelos fenômenos naturais foi substituída pelo interesse no comportamento humano e suas causas. A única